Não Demora Bebê...

Não Demora Bebê...

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Nidação, Período Fértil, Tabelinha e mais...

Bom a vários sites que falam sobre o período de ovulação e período fértil, acuculadoras e tambem textos falando sobre sintomas de gravidez e sobre a Nidaçãããooo,muitas me perguntam se acontece mesmo,se não acontece o que significa e tudo o mais,pra tirar todas as duvidas vou explicar tudinho sobre tudo isso,é algo muito duvidoso,relativo,curioso e que toda a tentante quer saber vou explicar pra vocês.

Primeiro a melhor maneira para quem quer tentar é saber seu período fértil,mais como saber isso?
Conhecendo seu ciclo menstrual!
Vou falar agora sobre o ciclo menstrual.


Conhecer o ciclo menstrual para descobrir o período fértil feminino


Conhecer seu ciclo menstrual e as mudanças no corpo que ocorrem durante esse processo pode ajudar a saber e calcular o período fértil feminino para engravidar.
Em média o ciclo menstrual dura 28 dias. Porém, ciclos menstruais normais variam de 21 a 35 dias. A quantidade de tempo antes da ovulação é diferente em cada mulher, e pode variam na mesma mulher de mês para mês indo de 13 a 20 dias. Essa é a parte do ciclo menstrual mais importante para conhecer a fim de saber e calcular o período fértil para engravidar. Depois da ovulação toda a mulher, a menos que tenha algum problema de saúde, terá um período de tempo de 14 a 15 dias até a menstruação. 


O que é ciclo menstrual?
ciclo menstrual é o processo mensal no qual o corpo da mulher se prepara para a possibilidade de engravidar durante o seu período fértil. O ciclo menstrual tem em média 28 dias, porém pode variar de 21 a 35 dias.No começo do ciclo menstrual os níveis de estrogênio aumentam, fazendo com que o revestimento do útero cresça e engrosse. Um ovo começa a ficar maduro em um dos ovários. Por volta do meio do ciclo menstrual o ovo deixa o ovário em um processo chamado ovulação, onde começa o período fértil. O ovo começa a viajar pelos tubos de falópio até o útero. Se o ovo for fertilizado por esperma e se ligar ao útero, a mulher engravida. Caso contrário, o útero não precisará do revestimento extra e começa a se livrar dele. Esse processo, no qual o revestimento extra do útero é eliminado pela vagina, chama-se menstruação.

Fases do ciclo menstrual

Fase 1 do ciclo menstrual - Menstruação – Dias 1 a 7
A superfície do endométrio (mucosa que reveste o útero) quebra-se em um fluido sangrento. Esse fluido sai do útero através do cerviz e deixa o corpo através da vagina. Uma menstruação normal dura de 3 a 7 dias.

Fase 2 do ciclo menstrual – Fase Folicular - Ovo prepara-se para deixar o ovário – Dias 6 a 12 (ou mais)
A glândula pituitária sinaliza aos ovários que liberem estrogênio e progesterona, os hormônios responsáveis pelo ciclo menstrual. O hormônio estrogênio faz com que o endométrio engrosse e fique pronto para alimentar e proteger um futuro embrião caso ocorra gravidez. O hormônio progesterona mantém o revestimento até que a mulher esteja grávida e durante a gravidez, ou até que a menstruação comece. 

Fase 3 do ciclo menstrual – Ovulação ou período fértil – Dias 13-15
A glândula pituitária sinaliza para liberação do hormônio folículo-estimulante e do hormônio luteinizante. O hormônio folículo-estimulante faz com que o ovo se desenvola no ovário. O hormônio luteinizante causa a liberação de um ovo maduro (ou mais), o qual entra no tubo de falópio e pode ser fecundado.

Fase 4 do ciclo menstrual – Revestimento continua a engrossar – Depois da ovulação
O ovo viaja pelo tubo de falópio até o útero. Se o ovo não for fertilizado por esperma ou não se implantar, a superfície do endométrio não será mais necessária e então começa a ser eliminada. O ciclo menstrual é então completado e a menstruação começa de novo.


Cálculo do período fértil

Saber quando a mulher está no período fértil a ajuda a planejar ou prevenir a gravidez. Existem três formas de encontrar o período fértil: método da temperatura basal, método da tabelinha e método do muco cervical.

Cálculo do período fértil pelo método da tabelinha

O método da tabelinha envolve manter um registro escrito de cada ciclo menstrual. O primeiro dia do ciclo menstrual é o Dia 1. Marque o Dia 1 no calendário. Faça isso por 8 a 12 meses de modo que possa verificar quantos dias tem seu ciclo menstrual. A duração do ciclo menstrual pode variar de mês a mês. Então, para o método da tabelinha, escreva a duração de cada ciclo menstrual. 
Para cálculo do período fértil pelo método da tabelinha veja nas anotações qual foi a duração do menor ciclo menstrual e então subtraia 18 desse número. Esse é o primeiro dia no qual o período fértil pode ter começado. Para estimar o último dia do período fértil subtraia 11 dias da duração do período fértil mais longo. A precisão do método da tabelinha para cálculo do período fértil pode não ser grande, especialmente em mulheres com ciclos menstruais irregulares.

Calculo do período fértil pela temperatura basal
A temperatura basal é aquela quando a pessoa está em descanso assim que acorda de manhã. A temperatura basal da mulher se eleva ligeiramente com a ovulação. Então, registrar essa temperatura diariamente por vários meses pode capacitar a pessoa a prever o período fértil.
Temperatura basal varia ligeiramente de mulher para mulher. Variações entre 35,5 e 36,5 graus oralmente é a média antes da ovulação e período fértil. Depois da ovulação a maioria das mulheres tem a temperatura basal oral entre 36 e 37 graus. Essa elevação na temperatura pode ser súbita ou gradual por alguns dias. Geralmente a temperatura basal da mulher sobe somente 0,2 a 0,4 graus. Para detectar essa pequena mudança a mulher deve ter um termômetro especial para temperatura basal, o qual é bastante sensível.A elevação na temperatura basal não mostra exatamente quando o ovo é liberado e começa o período fértil. Porém, quase todas as mulheres ovulam em três dias após a elevação na temperatura, a qual permanece mais elevada até o começo da menstruação. O esperma pode viver até 3 dias no corpo da mulher e pode fertilizar o ovo a qualquer ponto neste período de tempo. Então, se a mulher tiver relação sexual sem proteção até 3 dias antes da ovulação ela pode engravidar.
Muitos fatores podem afetar a temperatura basal, como beber álcool na noite anterior, fumar na noite anterior, dormir mal e ter febre. Fazer qualquer coisa antes de tirar a temperatura basal, como ir ao banheiro e falar ao telefone, pode a elevar. Desta forma, para maior acuidade, tirar a temperatura basal deve ser a primeira coisa a fazer ao acordar, de preferência mais ou menos no mesmo horário todos os dias.

     Calculo do período fértil pelo método do muco cervical

Esse método para cálculo do período fértil envolve ficar ciente das alterações no muco cervical durante o ciclo menstrual. Os hormônios que controlam o ciclo menstrual também mudam a tipo e quantidade de muco que a mulher tem antes e durante a ovulação. Logo depois da menstruação geralmente existem poucos dias nos quais não há muco presente. À medida que o ovo começa a amadurecer, o muco aumenta na vagina, aparece na saída dela, e é branco ou amarelo, turvo e pegajoso. A maior quantidade de muco ocorre logo antes da ovulação. Durante esses dias o muco fica claro e escorregadio, como a clara de ovo cru. Nessa época é o período mais fértil.
Em torno de 4 dias depois o muco muda novamente com menos quantidade e ficando turvo novamente. A mulher pode ter mais alguns dias sem muco antes da nova menstruação. Esse método não é para mulheres amamentando, tomando anticoncepcionais hormonais (como a pílula),usando produtos de higiene feminina,com vaginite ou outras doenças sexualmente transmissíveis ou que passaram por cirurgia no cérvix.

Qual é o princípio da calculadora da ovulação e da tabela dos dias férteis

A calculadora da ovulação é utilizada para se chegar a uma tabela dos dias férteis nos quais há risco da mulher engravidar. Esse método anticoncepcional é popularmente conhecido como da "tabelinha", o qual tem uma taxa de falha estimada de 25% ao ano, e de 9% ao ano quando usado perfeitamente.

Calculadora da ovulação

 Para utilizar a calculadora da ovulação a mulher deve acompanhar os seus ciclos menstruais para saber qual a sua duração máxima e mínima. Depois de acompanhar seu ciclo menstrual e descobrir qual sua maior e menor duração, a calculadora da ovulação pegará esses dados para achar o começo e final do período fértil.
Calculadora da ovulação Entre com o ciclo menstrual mais curto:  dias
Entre com o ciclo menstrual mais longo:  dias




(Javascript de copacabana runners)

Para estimar a duração da fase infértil antes da ovulação, a calculadora da ovulação diminui 19 do menor ciclo menstrual. Já para estimar o início da fase infértil depois da ovulação, a calculadora da ovulação diminui 10 dias do ciclo menstrual mais longo. Desta forma, a mulher que o ciclo menstrual varia de 30 a 36 dias teria período infértil nos 11 primeiros dias do ciclo (30-19=11), ficaria fértil dos dias 12 ao 25, e voltaria a ter período de infertilidade no dia 26 (36-10=26).


     Tabelinha    

Para fazer uma tabela dos dias férteis pode-se pegar os dados da calculadora da ovulação e traçar a fase infértil antes da ovulação, o período fértil e a fase infértil após a ovulação.
Exemplo de tabela dos dias férteis:


Na tabela dos dias férteis acima a calculadora da ovulação estimou o dia 8 como primeiro dia fértil e o 19 como último dia fértil para uma mulher cujo menor ciclo menstrual é de 26 dias e o maior de 29 dias. Desta forma, nas relações sexuais sem proteção entre os dias 8 e 19 do ciclo menstrual haveria risco de engravidar.



Espero que isso nos ajude de alguma forma, apesar de agora ter achado meio complicadinho....vou ler com bastante atenção....
Torcendo pro feriado chegar logo pra viajar pra casa dos nossos pais...
Bjs Férteis!

6 comentários:

Rafa disse...

adorei a matéria..realmente tem muuuuita coisa p gente aprender!

Mima disse...

Muito interessante !!! Conhecimento é sempre bom!! bjos

Tamara Martins disse...

Adorei o blog.. Seguindoo *-*

http://ofantasticomundodetamara.blogspot.com.br/

Vannia - Pronta Para Ser Mãe disse...

Obrigada pela visita, adorei o blog.
Estudei tudo isso quando era tentante...
Torço pelo seu milagre, viu.

Bjus

Unknown disse...

Kei, já estou te seguindo tbm viu? seja bem vinda ao meu blog, aos poucos vou conhecendo sua história e compartilhando a minha tbm
bjos

Anônimo disse...

Oi Keicy.
Estamos fazendo uma brincadeira no blog que se chama Meme. E escolhi vc pra participar. Dá um olhada lá
bjos!

Postar um comentário